Banner Hospedagem de Sites
22/11/2022

Cabeamento Estruturado

Cabeamento estruturado, ou rede estruturada, tem como principal função, a padronização do cabeamento de uma rede de telecomunicações.

Definição de Cabeamento Estruturado

Cabeamento estruturado em rede de computadores, ou rede estruturada, tem como principal função, padronizar o cabeamento de uma rede de telecomunicações. Conforme a tecnologia evolui e novas redes são construídas, cabeamento estruturado ganha um papel cada vez mais importante.

Um sistema de cabeamento estruturado é um sistema completo de cabeamento e hardware associado, que fornece uma infraestrutura de telecomunicações abrangente. Essa infraestrutura atende a uma ampla gama de usos, como transmitir dados por meio de uma rede de computadores, ou fornecer serviço telefônico.

Nas telecomunicações, o cabeamento estruturado é a infra-estrutura de cabeamento predial (exemplo: edifício, campus, residência, etc.), que consiste em vários elementos menores padronizados chamados subsistemas. Os componentes de cabeamento estruturado incluem par trançado e cabeamento óptico, patch panels e patch cables, entre outros elementos.

O cabeamento estruturado é o projeto e a instalação de um sistema de cabeamento que suportará vários usos de hardware e será adequado para as necessidades atuais e futuras.

O cabeamento é uma das principais responsabilidades do administrador de redes. A maioria dos sistemas de computação discreta tende a um número excessivo de conexões físicas entre os dispositivos e as interfaces dos computadores, tornando impossível realizar manutenção remota e operações automatizadas com tecnologias convencionais.

Por isso, o administrador do sistema deve ter um plano para a construção e o funcionamento da rede de dados estruturada. Um plano deve ser desenvolvido para cada ambiente específico da empresa, levando em consideração as necessidades do cliente.

Normas Técnicas sobre Cabeamento Estruturado

O órgão nacional que NBR (Norma Brasileira), apresentam diversas normas técnicas para a implementação de um sistema de cabeamento estruturado:

  • NBR 14565: tem como objetivo apresentar um padrão para a instalação de sistemas em edifícios comerciais. É construída com base em outras normas internacionais.

Cabo Estruturado

O cabo estruturado é uma solução robusta e confiável para as conexões de dados no escritório, residências e empresas. Ele permite que o sistema de rede seja expandido com facilidade em qualquer lugar. Além disso, ele também possui alta durabilidade devido à sua construção resistente e durável. O cabo estruturado é recomendado para instalações profissionais, pois proporciona melhor fluxo de dados e maior confiabilidade. Ele também facilita a identificação dos componentes físicos da rede.

A principal vantagem do cabo estruturado em relação aos demais é sua durabilidade. O cabo estruturado também não requer manutenção constante, como os outros tipos de conexão. O cabo estruturado pode ser utilizado em qualquer tipo de ambiente, desde ambientes internos até locais externos. Ele também é resistente à humidade e sujeira.

Tipos de Cabos Estruturados

O cabeamento estruturado utiliza três tipos de conexões: par trançado, fibra ótica e sem fio. Essas conexões permitem conectar dispositivos sem criar interferência eletromagnética. O cabeamento estruturado é utilizado em residências, escritórios e escolas para a transmissão de dados, sinais de áudio e vídeo, voz, etc. Três tipos de cabeamento são utilizados no cabeamento estruturado: AWG (American Wire Gauge), OFNP (Optical Fiber Networking Protocol) e CAT5e/6. Cada tipo de cabo tem suas vantagens e desvantagens conforme descrito abaixo.

Cabos de par trançado são o tipo mais comum de cabo usado para conectar dispositivos de rede. Eles são flexíveis e fornecem altos níveis de desempenho. Os dois fios são trançados juntos dentro de uma bainha externa protetora que os mantém seguros e evita interferências.

Cabos de fibra óptica usam pulsos de luz para transmitir dados em uma taxa extremamente rápida. Ele funciona enviando pulsos de luz através de cabos de fibra ótica que contêm fibras óticas. Esses pulsos então percorrem a fibra óptica até chegar ao final onde os dados são processados. Os pulsos são então devolvidos ao remetente para que o remetente possa interpretar os dados de volta à sua fonte original.

Saber como instalar, manter e reparar sistemas de cabos é essencial no mundo tecnológico de hoje. Os sistemas de cabo nos ajudam a transferir informações em um ritmo rápido. É bom saber como usar corretamente qualquer forma de cabeamento para que possamos usá-los de forma eficaz em qualquer situação.

Benefícios do Cabeamento Estruturado

  • Velocidades de transmissão de dados melhoradas;
  • Custos de instalação reduzidos;
  • Aumento da segurança;
  • A proteção contra interferência eletromagnética;
  • Estética melhorada;
  • Melhor performance de rede;
  • Prevenção de congestionamento;
  • Facilidade para efetuar mudanças de ramais;
  • Dados internos com circulação livre;
  • Simplificação para gerenciar o sistema.

Imagens ilustrativas de redes não estruturadas e estruturadas

Para acessar outras publicações sobre redes de computadores, clique aqui.

Share

Luis Alexandre da Silva

Professor e Consultor de tecnologia em desenvolvimento de sistemas.Possui mestrado em Ciência da Computação pela UNESP (2016), especialização em Gestão Integrada de Pessoas e Sistemas de Informação pela FIB (2008) e graduação em Análise de Sistemas pela Universidade do Sagrado Coração (1997).Por fim, tem experiência em Gerenciamento de Projetos, Linguagens de Programação e Banco de Dados. Atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, gerenciamento de projetos, ITIL, Desenvolvimento WEB e processos BPO.

Você pode querer ver também...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *