Banner Hospedagem de Sites
15/12/2022

Tipos de rede: ponto-a-ponto e cliente-servidor

Existem dois tipos de redes, uma é pontoaponto e a outra é cliente-servidor.

Em uma rede cliente-servidor, muitos clientes podem se conectar a um servidor, os clientes exigem serviços e o servidor fornece os serviços necessários.

No entanto, em redes pontoaponto não há clientes ou servidores, ao invés disso, qualquer pode atuar como cliente ou servidor, em outras palavras, cada pode solicitar um serviço e entregar serviço.

Tipos de rede: ponto-a-ponto e Cliente Servidor

Arquitetura ponto-a-ponto

Neste modelo não há distinção entre clientes e servidores, cada nó da rede pode atuar como cliente e servidor. Assim, cada nó tem a capacidade de solicitar e fornecer serviços. 

Tewm como benefícios ser simples acompanhar, pois para manter a rede, não é necessário nenhum conhecimento especializado.

Além disso, a configuração da rede não exige muito hardware. Mas, carecem de segurança significativamente.

Manter uma estrutura de arquivos ordenada também pode ser um desafio. Além disso, os usuários são responsáveis ​​por gerenciar seus próprios backups.

Para exemplificar, uma das redes ponto-a-ponto mais conhecidas é o torrent, onde os computadores neste tipo de rede estão ligados à internet, permitindo que os usuários baixem recursos compartilhados por qualquer computador.

Vantagens da rede ponto-a-ponto

  • Cada dispositivo vinculado à rede pode trocar recursos com outros nós da rede.
  • A configuração é facilmente estabelecida com a ajuda de software especializado.
  • São muito confiáveis ​​porque outros sistemas continuam funcionando mesmo quando um servidor falha.

O principal foco de uma rede ponto-a-ponto, é facilitar a conectividade entre os nós, onde cada nó contém seus próprios dados e o servidor é descentralizado.

É uma rede simples e barata de ser implementada, para criar uma rede desse tipo entre dois equipamentos é só conectá-los usando um cabo Ethernet. Cada nó é capaz de solicitar e responder aos serviços.

Como todos os recursos são compartilhados, é muito provável que surjam problemas de desempenho no caso de um grande número de clientes.

Arquitetura Cliente-Servidor

Uma rede de cliente servidor é definida como um tipo específico de rede composta por um único computador central que atua como um servidor que dirige vários outros computadores, que são denominados de clientes.

Esse modelo tem como característica possibilitar que vários computadores ou pessoas se interliguem e compartilhem informações, mesmo que os clientes e os servidores estejam distantes fisicamente, mas interligados por um rede.

Seus principais benefícios é permitir que um banco de dados ou site compartilhado seja acessado ou atualizado por vários computadores, mantendo apenas um centro de controle para a ação. Isso possibilita que as empresas distribuam informações, carreguem dados ou acessem o programa sem estarem vinculadas a um site de computador individual. Como as informações são armazenadas on-line, um modelo de servidor cliente cria mais poder e controle sobre o que está sendo salvo.

Além disso, este modelo tem uma maior segurança, muitas vezes com criptografia, garantindo que os dados estejam disponíveis apenas para pessoas qualificadas. Um modelo de servidor cliente também facilita o backup de informações importantes do que se estivessem armazenadas em vários dispositivos. 

No modelo cliente-servidor, a principal desvantagem é correr o risco de sobrecarga do sistema por não ter recursos suficientes para atender a todos os clientes. Se muitos clientes diferentes tentarem acessar a rede compartilhada ao mesmo tempo, pode haver uma falha ou uma lentidão na conexão. Além disso, se a rede estiver inativa, isso desativa o acesso às informações de qualquer site ou cliente em qualquer lugar. Isso pode ser prejudicial para grandes empresas que não conseguem acessar seus dados pertinentes.

Um exemplo desse tipo de rede é a World Wide Web é. Onde, os internautas,  atuam como clientes solicitando informações dos servidores, e os servidores respondem fornecendo as informações precisas que foram solicitadas.

Vantagens da rede cliente-servidor

  • Oferece uma boa interface de usuário e pode manipular arquivos facilmente.
  • É fácil compartilhar recursos.
  • Por ser centralizada tem maior controle sobre as atividades desenvolvidas na rede.

O foco principal da Rede Cliente-Servidor é o compartilhamento de informações. No entanto, o servidor pode distribuir seus recursos, como poder de computação ou espaço no disco rígido, com a rede. Sendo mais escalável e estável.

Se o número de clientes aumentar, não haverá problemas de desempenho com a configuração cliente-servidor. Isso ocorre porque o servidor lida com a maior parte do trabalho pesado e os clientes não precisam compartilhar seus recursos de computação.

Diferenças entre Tipos de rede: ponto-a-ponto e cliente-servidor

Quando comparadas às redes peer-to-peer, as redes cliente-servidor são muito mais seguras. Isso se deve à capacidade do servidor de autenticar o acesso de um cliente a qualquer recurso de rede.
Os clientes em uma rede cliente-servidor respondem no servidor. A operação de cada cliente sofrerá interferência se o servidor falhar. Por isso não é confiável.

A principal distinção entre os dois tipos de redes é que as redes cliente-servidor possuem um servidor dedicado e clientes especializados, enquanto as redes ponto-a-ponto permitem que qualquer nó opere tanto como cliente quanto como servidor.

ComparaçãoCliente-ServidorPonto-a-Ponto
BásicoExiste  um servidor específico e clientes específicos conectados ao servidor.Os clientes não são diferenciados; cada nó atua como cliente e servidor.
CustoÉ mais cara para implementar.É mais barato para implementar.
Estabilidade

Escalabilidade

É mais estável e escalável.É menos estável e escalável, se o número de nós aumentar no sistema.
DadosOs dados são armazenados em um servidor centralizado.Cada ponto tem seus próprios dados.
ServidorUm servidor pode ficar sobrecarregado quando muitos clientes fazem solicitações de serviço simultâneas.Um servidor não tem gargalos, pois os serviços são dispersos entre vários servidores.
FocoCompartilhar informação.Conectividade.
ServiçoO servidor fornece o serviço solicitado em resposta à solicitação do cliente.Cada nó tem a capacidade de solicitar e fornecer serviços.
PerformanceComo o servidor faz a maior parte do trabalho, o desempenho não é afetado pelo crescimento dos clientes.Como os recursos são compartilhados em uma grande rede ponto a ponto, o desempenho provavelmente será prejudicado.
SecurityÉ uma rede segura porque o servidor pode verificar o acesso de um cliente a qualquer área da rede, tornando-a segura.A segurança da rede se deteriora e sua suscetibilidade aumenta à medida que o número de pares aumenta.

Para acessar outros  artigos relacionados a redes de computadores, como esse intitulado Tipos de rede: ponto-a-ponto e cliente-servidor, clique aqui.

Share

Luis Alexandre da Silva

Professor e Consultor de tecnologia em desenvolvimento de sistemas.Possui mestrado em Ciência da Computação pela UNESP (2016), especialização em Gestão Integrada de Pessoas e Sistemas de Informação pela FIB (2008) e graduação em Análise de Sistemas pela Universidade do Sagrado Coração (1997).Por fim, tem experiência em Gerenciamento de Projetos, Linguagens de Programação e Banco de Dados. Atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, gerenciamento de projetos, ITIL, Desenvolvimento WEB e processos BPO.

Você pode querer ver também...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *